O que é domínio e hospedagem?

Webdesign

Compartilhe esse artigo

Para possuir um site, você precisa de três coisas: nome de domínio, hospedagem e um site desenvolvido. Mas o que é um nome de domínio? O que é hospedagem na web? Eles não são iguais? É importante que você tenha clareza sobre as diferenças. Nesse artigo explicaremos de uma vez por todas o que significam esses termos.

O que é domínio?

Como dito, para que seu site esteja disponível é necessário 3 itens principais: Domínio, Hospedagem e o site propriamente dito. A primeira dessas coisas é o domínio.

A grosso modo um domínio é um endereço único que identifica seu site na internet, porém, quando não atrelado a nenhum servidor de hospedagem ele é inútil, mas quando vinculado a um servidor de hospedagem (que veremos o que é a seguir) podemos criar a analogia que o domínio é o endereço da sua casa, por ele encontramos o seu site na internet.

Compreendendo o que é domínio, passamos a entender então qual é a função da hospedagem.

O que é hospedagem na web?

Antes precisamos ter em mente o conceito de internet. Tudo tudo e todos são endereçados com uma identificação única na internet, tal endereçamento é chamado de endereço IP, que nada mais é que uma sequência de números. Pelo endereço IP é possível localizar qualquer pessoa ou dispositivo na internet que não esteja usando de artifícios para ocultar tal endereço.

Uma hospedagem na web é um computador online 24 por dia durante todos os dias onde as pessoas armazenam seus sites. Novamente pense nisso como uma casa onde você armazena todos os seus materiais; mas em vez de armazenar suas roupas e móveis, você armazena arquivos do seu site (HTML, documentos, imagens, vídeos, etc).

Como vimos, tudo e todos na internet tem um endereço, e quando o assunto é site, quem fornece essa identificação é o servidor de hospedagem.

Porém um endereço fornecido via IP é uma sequência de números, pouco intuitivo e de difícil memorização. Imagine ter que compartilhar com clientes seu site, dizendo para acessarem pelo endereço 892.431.233.12 no navegador, pouco intuitivo não?

Agora lembra do seu domínio? Aqui a mágica acontece, quando dispomos de um endereço de domínio e um servidor de hospedagem, podemos dizer para toda internet que meu domínio www.meusite.com.br deve apontar para o endereço do meu IP.

Agora sim, intuitivo não? Mas como a internet sabe para qual IP meu domínio deve apontar?

Para isso exista o que chamamos de DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios), que nada mais é do que tabelas onde mostram para qual endereço de IP um nome de domínio deve apontar. Tais tabelas são duplicadas pelo mundo todo, e por esse motivo você consegue acessar um site pelo seu endereço de domínio, independente de qual país esteja.

Normalmente, uma empresa de hospedagem na web faz mais do que apenas armazenar seu site. Além de armazenar e deixar disponível online durante 24h, um servidor de hospedagem armazenam suas contas de emails, bem como suas mensagens, anexos, contatos, etc.

Tags: , ,

Compartilhe esse artigo

Você pode gostar

Menu
×

Olá

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

× Precisa de ajuda?